Conteúdo principal

Plano Estratégico da Justiça Federal da 2ª Região

O mapa estratégico é a representação gráfica das diretrizes estratégicas e principais desafios, expressados pelos macrodesafios, que devem ser enfrentados pela JF2 para sair de sua situação atual para atingir seu propósito institucional (missão) e alcançar determinado patamar (visão de futuro), dentro do tempo de duração do ciclo estratégico (6 anos). Nessa representação, os macrodesafios estão classificados de acordo com a perspectiva sociedade, processos internos e aprendizado e crescimento a depender do

 

Plano Estratégico da Justiça Federal da 2ª Região

Instituída pela Resolução CNJ n. 325, de 30 de junho de 2020, a Estratégia Nacional estabelece os Macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2021-2026. Essses Macrodesafios do Poder Judiciário assinalam grandes temas, ou mesmo problemas-chaves, que serão objeto de atuação sistêmica do Tribunal para aprimoramento dos serviços judiciais. Ademais, a Estratégia Nacional estabelece aspectos como Planos Estratégicos dos Tribunais alinhados à Estratégia do Poder Judiciário.

No âmbito da Justiça Federal, o Plano Estratégico da Justiça Federal da 2ª Região - Justiça Sustentável (PLJUS) foi instituído por meio da resolução TRF2-RSP-2021/00049, para o ciclo 2021-2026.

O PLJUS é composto de dois instrumentos:

I - Plano da Estratégia da Justiça Federal (PLAN2);
II - Programa da Estratégia da Justiça Federal (PROG2).

O Plano da Estratégia da Justiça Federal - PLAN2 - tem o objetivo de direcionar o desenvolvimento das atividades organizacionais (administrativas e judicantes), com base na definição das diretrizes estratégicas  da missão, visão de futuro e valores, conforme explicitado abaixo:

Missão: Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva.
Visão de Futuro: Consolidar-se perante a sociedade como justiça efetiva, transparente e sustentável.
Valores: Ética, Respeito à cidadania e ao ser humano, Sustentabilidade, Transparência, Qualidade, Inovação, Cooperação.

O Programa da Estratégia da JF2 - PROG2 -  consiste na operacionalização das diretrizes estratégicas em iniciativas e processos organizacionais, com respectivos objetivos, indicadores e metas, quando aplicáveis, gerenciados pelas áreas administrativa e judicial. De acordo com o PLJUS, o PROG2 é composto de programas, planos e iniciativas que cooperam para o alcance de resultados dos objetivos estratégicos e das Metas Nacionais e Específicas da Justiça Federal.

Mapa estratégico é uma representação gráfica das diretrizes estratégicas e principais desafios que devem ser enfrentados pela JF2 para sair de sua situação atual (missão) para alcançar determinado patamar (visão de futuro), dentro do tempo de duração do ciclo estratégico de 6 anos.

Macrodesafios e Objetivos Estratégicos

A Resolução  TRF2-RSP-2021/00049 traz as definições para Macrodesafios e Objetivos Estratégicos:

Macrodesafios Nacionais: são diretrizes estratégicas definidas nacionalmente para o Poder Judiciário;

Macrodesafios Específicos: são diretrizes estratégicas definidas especificamente para a JF2;

Objetivos Estratégicos: são a explicitação de temas prioritários sob os quais a Justiça Federal deve se concentrar, com vistas à concretização de seus macrodesafios, de sua missão e de sua visão de futuro;

Abaixo encontram-se elencados os Macrodesafios e Objetivos Estratégicos do PLAN2:

Resultados Estratégicos - Metas Nacionais e Específicas

Dando concretude à gestão participativa, os presidentes ou representantes dos tribunais do país, reunidos virtualmente, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2023, durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, aprovaram as Metas Nacionais para o Judiciário Brasileiro alcançar em 2024. As metas Nacionais e Específicas representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e o acompanhamento dos seus resultados é feito por meio de indicadores.

Os Indicadores de desempenho são mecanismos que auxiliam na atuação dos órgãos do Judiciário em relação ao alcance dos Macrodesafios e metas estabelecidas, visto que são métricas que medem o êxito da organização quanto aos objetivos e metas estratégicas.

Esse monitoramento é importante para acompanhar o desempenho dos componentes do plano, macrodesafios e seus respectivos indicadores de desempenho, sendo imprescindível uma vez que permite comparar resultados alcançados ao longo da vigência da Estratégia, além de apontar ajustes necessários para atingimento do esperado. 

Os resultados no ano de 2022 e os resultados de 2023 encontram-se disponíveis para consulta. Os resultados de 2024 encontram-se disponíveis para acompanhamento.

Resultados Estratégicos - Objetivos e Resultados-Chave

Para o desdobramento da estratégia, a  metodologia OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) vem sendo utilizada na construção e aprimoramento do PROG2 ao longo do ciclo estratégico. Essa é uma metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma instituição. Esses “Objetivos e Resultados-Chave” proporcionam uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos resultados ideais do negócio e a responsabilização dos atores com a atuação e definição simples de objetivos tanto de maneira top-down e bottom-up, envolvendo a organização em um propósito alinhado e integrado.

O detalhamento dos indicadores dessa metodologia, referentes ao exercício de 2022, encontram-se dispostos na página Resultados Estratégicos: Objetivos e Resultados-chave.

 

<< Voltar